Atitudes vencedoras na vida e nos negócios

 Palestra Magna de Carlos Hilsdorf

Como já havia dito no primeiro post da série de artigos das palestras que assisti na SEVAR 2015, fui designado pela TOTVS para ir ao evento mas, como minha carga horária é reduzida, tive tempo para assistir a algumas palestras oferecidas. Todas as 4 palestras que assisti foram muito boas, mas essa do Carlos Hilsdorf posso dizer que foi uma oportunidade única.

Carlos Hilsdorf foi eleito um dos 5 melhores palestrantes do Brasil. Sua página no Facebook possui mais de 1 milhão e 700 mil inscritos e seus vídeos e entrevistas já foram visualizados por milhares de pessoas. Palestrante premiado nacionalmente, internacionalmente e autor de diversos livros, claro que eu já tinha ouvido falar dele, visto alguns de seus posts e trechos de palestras mas é realmente bem diferente de assisti-lo. Vou contar abaixo resumidamente como foi.

IMG_20150818_174614672

 

foto editada Nessa parte do ‘show’ (que é a melhor forma de definirmos sua palestra), Hilsdorf já começa a fazer diversas mágicas no palco usando os apetrechos de sua pasta para ilustrar e gravar na mente os conceitos que quer nos passar. Carlos continuou dizendo que muitas vezes damos desculpas nobres para atitudes pobres e temos de tomar cuidado exatamente para não nos sabotar desse modo.

O palestrante também abordou a questão da liderança. Segundo Carlos, liderar não é um ato de chefia e sim de solidariedade e admiração. O gestor precisa descobrir tudo o que aborrece sua equipe, eliminar e preocupar-se em encantá-la! Mesmo sua palestra durando cerca de 2 horas, o palestrante nunca deixa o tom monótono se instaurar, sempre contando histórias e fazendo piada com diversas situações.

Carlos Hilsdorf fez um raciocínio que foi o que mais me marcou em toda sua palestra. Ele disse que tudo o que vale a pena na vida é naturalmente difícil, portanto enfrentaremos dificuldades. Mas temos de superá-las porque dificuldades não cuidadas viram problemas, problemas não resolvidos são crises e crises não solucionadas instaura o caos. Isso vale tanto para problemas empresarias como pessoais. Só para citar o exemplo de uma empresa, o processo que a leva à falência sempre começa de algo pequeno que é ignorado.

Carlos terminou a palestra dizendo que “se eu não escolho o que acontece comigo, eu devo escolher as atitudes do que acontece em IMG_20150818_170917263minha vida.” Devemos nos exercitar em transformar dificuldades em oportunidade e o sucesso nada mais é do que um aprendizado constante. A impressão que se passa é que o próprio palestrante aplica isso por se reinventar o tempo todo, nunca deixando-se cair na zona de conforto.

Hilsdorf conduz sua palestra de um modo que ficamos inteiramente vidrados, perdendo a noção do tempo passado. Ao terminar sua palestra, ele fica disponível para trocar ideias, conversar e trocar contatos e é sempre muito atencioso. CLIQUE AQUI e acesse o site do palestrante e veja mais conselhos, vídeos e informações de Carlos Hilsdorf. E, se um dia tiver a oportunidade de assistir a uma palestra dele, meu conselho é que vá! Vai valer muito a pena.

Este é o terceiro de uma série de 3 posts sobre as palestras que assisti na SEVAR 2015!

Veja o primeiro post: Transformando informação em ação – Palestra de Fátima Merlin

Veja o segundo post:  Como previnir a perda no varejo – Entrevista exclusiva com João Lapa

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *