Como calcular os lucros da minha micro-empresa?

Na semana passada eu escrevi sobre como controlar seus gastos pessoais. Nesta semana vou revelar igualmente, sem frescuras, como eu faço a gestão do que entra e do que sai do grupo DTCBC, de modo que no fim do mês sei exatamente quanto ganhei com minhas empresas. Notei que muitos empresários tem dificuldades de saber exatamente qual o seu lucro no fim do mês, então resolvi ajudar por mostrar como eu pessoalmente faço isso.

Gestão de gastos

Antes, preciso dizer que cada caso é um caso. Eu sou, assumidamente, um Workaholic, portanto, não tenho dificuldade de controlar as finanças do meu grupo pelo excel. Além disso, os meus negócios são digitais e todo o dinheiro passa por mim. Nunca dispense um bom sistema de gestão ou de delegar esta tarefa para um colaborador, se for o caso.

planilha finalizada empresarial

clique para ampliar

1 – Nome da empresa. Divido o grupo DTCBC em 4 micro-empresas: RECEITASDMAIS.com, APRENDIZDOMARKETING.com, DTCBC Marketing Digital e DTCBC Materiais gráficos e brindes. Além disso, coloco uma outra ‘micro-empresa’ chamada Outros para coisas que devem ser pagas para manter todas as outras empresas funcionando.

2 – Nome do projeto que fez com que saísse algo do caixa.

3 – Quanto entrou com este projeto.

4 – Quanto saiu com este projeto.

5 – Lucro (fórmula simples que subtrai o que entrou, do que saiu).

6 – Fórmula que soma todos os lucros finais de cada empresa, entrada e saída. No caso de entrada, sei o quanto declarar para a Receita Federal, sem erros.

Faço uma planilha destas por mês. Essa planilha me ajuda a ver qual dos segmentos da DTCBC está sendo mais lucrativo e direcionar melhor a empresa. Via de regra, eu só lanço um valor quando efetivamente sai do caixa ou entra.

Na nossa planilha, não levamos em consideração o lançamento de gastos e despesas. Isso porque eu os faço em outra planilha bem simples, com o que tenho de pagar a fornecedores e o que irá chegar de clientes. O objetivo maior desta planilha que hoje mostrei é ver exata e honestamente quando estou ganhando por mês.

Espero que tenham gostado. Nunca se esqueçam que planilhas do excel para empresas é algo bem específico, por isso, nunca tente copiar uma para seu negócio e sim, tirar ideias de outras e fazer a sua própria. Aliás, este é um de nossos serviços, planilhas de excel empresariais. Se precisarem de uma ajuda, estamos aí.

Abraços

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *