Como começar a empreender

     Apesar de muitos acharem tentador a ideia de empreender, alguns pensam “eu não irei empreender pois não gosto de me arriscar muito.” Outros dizem que apesar de aceitarem certa medida de risco, lhe faltam dinheiro e tempo. Então é para vocês mesmo este artigo. Vejam 3 maneiras de começar a empreender:
empreendedorismo

INTRAEMPREENDEDOR

     O intra empreendedor é aquele que, na empresa que está, procura sempre apresentar novos projetos, se envolver, almeja promoções e trabalha o máximo possível para o futuro da empresa. Não é um simples funcionário que aceita fazer plantões, mas, apresenta novas soluções e gosta de receber responsabilidades. Você pode começar por notar que setores da empresa em que trabalha poderia melhorar, criar um projeto de melhoria e apresentar para seu superior. Que tal?
“O perfil Empreendedor está sendo cada vez mais buscado pelas empresas. Especialistas em RHs já elaboraram testes largamente difundidos para saber logo na entrevista se o candidato é empreendedor ou não.”

 EMPREENDEDOR VIRTUAL
     Se você quer vender seu produto pode usar sites que agregam vendas e ser bem sucedido, pagando apenas uma comissão para estes grandes sites, onde eles mesmos farão a divulgação. Alguns desses sites são Mercado Livre, Que Barato e o Toda Oferta.
     Se você quer abrir uma mídia para vender publicidade na internet te indico a abrir um blog no Blogspot ou um vlog no Youtube e divulgar a seus amigos. Por meio de parcerias você consegue atingir boas visitas com sua mídia e pode até tirar uma grana com o Google Adsense. Outra maneira é criar um Twitter ou uma página no Facebook. Com um pouco de pesquisa você já terá um ótimo conhecimento de como empreender nestas áreas.
Whindersson Nunes dando entrevista
Whindersson  Nunes é um jovem que ganha a vida fazendo vídeos para o Youtube, famoso pela paródia “Alô vó, tô reprovado”. Já teve 3 canais, mas somente seu último deu certo. Atualmente ele faz shows Stand-up, participa de programas da TV e viaja boa parte do Brasil graças a seu sucesso no Youtube. Seu canal é simples e talvez este seja o segredo de seu sucesso.
FRANQUIAS
     Este já é para quem tem capital para investir, mas não deseja se arriscar muito. Quando se investe em uma franquia, se investe em uma marca ou empresa já consolidada que aceita sua ajuda para expandir. Você paga um valor inicial de seu bolso e depois o próprio dinheiro que entrar na empresa continuará pagando as taxas e despesas necessárias.
     Você está oferecendo ao franqueador (empresa) seu conhecimento sobre a região, a oportunidade dele levar a marca para um lugar onde ele não tem domínio, eficiência em marketing e sua força de vontade. Ele te dará um modelo operacional e gerencial testado e atualizado, apoio no Marketing, acesso a conhecimento acumulado, menor custo (comparado se fosse abrir um negócio próprio) e ajuda na gestão. Uma boa troca não?

     Para participar neste tipo de empreendimento você precisa ter um CNPJ próprio e a empresa franqueadora terá outro. É assim que funciona franquias. Para mais informações entre em contato com a própria empresa que você deseja ter uma franquia. Empresas que trabalham neste estilo: Hering Store, O Boticário, Fisk, Livraria Nobel, iGui, Kumon e muitas outras! Fique sempre atento a revistas de negócios que sempre trazem dicas das melhores franquias.

     Segundo o Sebrae, a taxa de mortalidade de franquias abertas no Brasil é 5x menor do que a de negócios próprios. 

       Luiz Antonio Martello dá a dica: “Um dos primeiros passos para o negócio ter chance de dar certo é empreender naquilo que a gente tem domínio e conhece.” Portanto, dentro das modalidades apresentadas, escolha a que mais encaixa em seu perfil, o que você ficaria mais feliz fazendo!
     Lembre-se sempre: empreender atrai responsabilidades e é necessário muito esforço. Mesmo nas modalidades acima você terá de ter dedicação e força de vontade para pesquisar o que não sabe e fazer acontecer. Planejar é fundamental. Apesar de você talvez não depositar muito dinheiro, estará depositando tempo e como diria o escritor Charles Spezzano: “Na verdade, você não paga as coisas com dinheiro, você as paga com tempo.”

Obrigado a leitura e bons negócios!!!

FONTES
A arte de Crescer (1992) Publicado no Brasil pela editora Best Seller
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *