Como controlar seus gastos pessoais

“Tudo que você não controla, controla você.” Esta é uma frase que ouvi uma vez, não me lembro o lugar e nunca mais me esqueci. Ouço muitas pessoas dizerem que não sobra dinheiro, que não sabem para onde o dinheiro vai, etc. Mas fato é que o dinheiro estava na sua conta e depois não estava mais lá. Você não foi roubado, portanto, gastou de alguma maneira. Basta se controlar melhor.

controlando gastos

Hoje vou revelar, sem frescuras, como eu faço o meu gerenciamento das contas. Basicamente eu uso uma planilha de Excel simples. Abro esta planilha, no mínimo, umas 4 vezes por semana para deixá-la atualizada. Segue, e nela eu marquei pontos que são melhor explicados abaixo.

Planilha de gastos

Clique para ampliar

1 – Neste campo eu marco todas as minhas dívidas para o mês. Cursos, cartão de crédito, água/luz, etc.

2 – Neste campo eu somente informo quanto tenho comigo, em dinheiro, guardado no banco na conta corrente e na poupança. Se você tiver outros investimentos, sugiro que coloque ali também.

3 – Este é um campo que separei para o carro. Gasolina, manutenção, etc tudo é marcado ali.

4 – Este campo é para qualquer gasto que tive que considero supérfluo. O que considero supérfluo? Tudo aquilo que, se eu estivesse na crise (pindaíba) não seria gasto. Exemplo: chocolate, comer fora, etc. Por menor que seja, eu marco ali.

5 – Neste campo eu marco o dinheiro que irá entrar de fornecedores, cheques, etc com suas respectivas datas.

6 – São as abas. Eu faço uma planilha dessas nova por ano, criando uma aba nova a cada mês. Deixo um espaço para colocar informações pessoais e os filmes que pretendo assistir também.

Com esta planilha eu tenho uma visão melhor do que entra, do que sai, se vai dar para pagar tudo certinho, quanto posso gastar com besteiras. Também, sei exatamente para onde meu dinheiro foi no fim do mês e, se noto que estou gastando demais com algo específico que no dia a dia não percebi, me policio para no mês seguinte eu fazer melhor! Se quero somar alguma das colunas uso a fórmula =soma(seguro o mouse e seleciono as células a serem somadas).

Existem alguns aplicativos de controle de contas pessoais. Os mais recomendados são indicados neste artigo do Guia Bolso. Particularmente, não dei certo com aplicativos, criei minha própria planilha. Espero que este artigo lhe ajude a criar a sua também! E, se precisar de uma ajuda da gente, CONTE COM NOSSOS SERVIÇOS.

Obrigado a leitura e abraços

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *