Como fazer um brainstorming em 3 passos

 O brainstorming é uma das formas mais conhecidas e recomendadas para geração de ideias e solução de problemas nas empresas. No Brasil é conhecido também como chuva de ideias, ou, como dizem aqui em Minas, ‘toró de parpite’. A premissa básica do brainstorming é que todos devem dar ideias que não serão julgadas, por mais malucas que sejam. Veja como fazer um e porque pode ser benéfico para o seu negócio.

Brainstorming

1º PASSO

focus groupReúna as pessoas que você quer que participem. Dependendo do seu objetivo, estas pessoas podem incluir os colaboradores, clientes e, em alguns casos, até mesmo crianças. Defina também quem será o moderador e quem irá anotar as ideias, ou seja, o secretário.

 

 

2º PASSO

ambiente brainstormDeixe-as em um ambiente confortável e que explore a criatividade. Explique a todos as regras, incluindo que as ideias não serão julgadas de imediato (por mais malucas que sejam) e que não existe ‘esta ideia é do fulano’. Toda ideia dada na rodada pode ser melhorada ou modificada pelo colega.

 

 

 

3º PASSO

sala espelhada Hora da ação! O moderador joga o problema e todos devem dar sugestões para resolver. O papel do moderador é instigar as pessoas a não se sentirem envergonhadas e falarem tudo o que pensam. Ao mesmo tempo o moderador deve tomar cuidado com 3 coisas: fazer com que as pessoas não percam o foco do problema, não deixar que somente algumas pessoas dominem a conversa e não querer levar as pessoas a falar o que ele mesmo pensa. Resumidamente, o moderador deve ser neutro e focado. O secretário deve estar anotando todas as ideias de maneira imperceptível, se possível, até mesmo ficando em outra sala (como acontece em casos de sala espelhada).

Salas espelhadas são muito comum na hora de desenvolverum brainstorming. Nela, somente o moderador fica na sala, enquanto o secretário e outros envolvidos assistem de outra. Isso pode ajudar a deixar os participantes mais à vontade.

 

Mercedes 300SL. Design criado a partir de uma sugestão de brainstorming

Mercedes 300SL. Design criado
a partir de uma sugestão de brainstorming

Um exemplo de brainstorming bem sucedido foi o da Mercedes, na década de 1950. Dizem que na sessão de brainstorming um participante disse: ‘Bem que os carros poderiam ter asas’. Depois disso, a empresa teve a ideia de criar o carro Mercedes 300SL, primeiro carro com asas de gaivota (dessas que abrem para cima), sucesso de vendas na época.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a entender como funciona um bom e verdadeiro brainstorming e como este pode ajudá-lo a resolver problemas e ter novas ideias para sua empresa. Se você leu este artigo talvez goste também do Como ter ideias inovadoras para sua empresa?. Obrigado a leitura e até a próxima.

FONTES

IG

Administração de Marketing (edição 2012) Philip Kotler

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *