Como reduzir o imposto da sua empresa?

Todos sabemos que no Brasil o imposto é uma realidade no dia dia das empresas. Aliás, no país 35% do PIB nacional são impostos. Mas, ao invés de ficarmos reclamando, o melhor é colocar no papel e tentar reduzir os impostos, sempre dentro da lei. Vamos ver algumas maneiras que você pode fazer isso:

  • Planejamento tributário – Você não é obrigado a deixar de lado a gestão de sua empresa para estudar profundamente as regras de tributação. Já existe um profissional para esta área: o contador. Recomendação: pequenas, médias e grandes empresas devem contratar uma consultoria de um contador que atue com empresas do seu segmento e pedir que ele faça um planejamento tributário para sua empresa.
  • Software de gestão – Muitas vezes a empresa vai crescendo, se perde nas regras de tributação e são sempre notificadas pela Receita Federal, o que aumenta o valor do imposto. No fim do ano, pode haver uma grande diferença entre o valor gasto com imposto comparado ao que seria gasto se os tributos tivessem sido pagos em dia. Recomendação: se você reconhece que precisa gerenciar melhor a tributação, considere colocar um software de gestão para lhe auxiliar neste sentido.
  • Apoio em eventos culturais e sociais: Várias leis incentivam que a empresa tenha uma participação na evolução da comunidade e da sociedade. Por exemplo, o decreto n° 1.494, de 1995, e da IN SE-MINC/SRF n° 1, de 1995 diz que: “A pessoa jurídica que efetuar doações ou patrocínios em favor de projetos culturais poderá deduzir do imposto devido o valor calculado deste incentivo, observando-se a base legal e os limites legais estabelecidos.” Recomendação: participar no maior número possível de deduções em favor de alguma causa pois isto pode ser revertido em um marketing favorável para a empresa.
  • Contratar menor aprendiz e estagiários: Estes jovens tem uma carga menor de trabalho mas tem um valor reduzido de tributos trabalhistas, como o FGTS por exemplo. Além disso, em alguns setores há redução no imposto de renda no caso de empresas que contratam menores ou jovens aprendizes. Recomendação: de acordo com o que for melhor para a saúde do seu negócio, contratar mais estagiários e considerar contratar jovens aprendizes.
  • Escolher melhor o ponto: Devido a incentivos para certas regiões crescerem, muitas vezes o governo local oferece redução no imposto para que empresas se instalem ali. Recomendação: Dependendo do porte de sua empresa, considerar este aspecto ao escolher a localização, ou ponto.  CLIQUE AQUI e veja um artigo onde falo sobre os 4 P’s do Marketing, incluindo o P de ponto.

Destas 5 dicas que dei, a que considero principal é a primeira. Com a consultoria de um bom contador especializado em atender empresas do seu segmento e tamanho, ele poderá recomendar as melhores práticas para sua empresa aproveitar melhor o imposto. Lembre-se: para que sua empresa cresça é necessário sempre muita transparência e organização em tudo, inclusive na hora de estar em dia com o governo do seu país. CLIQUE AQUI e veja o post sobre missão, visão e valores das empresas. Comente abaixo de que forma as empresas por onde passou ou sua própria empresa diminui seus impostos.

Até a próxima! 😉

FONTES

Comicro.org

Portal Administradores

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *