Definição de missão, visão e valores

Todo curso sobre administração ensina sobre missão, visão e valores. É a primeira etapa do Plano de Marketing, um dos pontos mais importantes do Plano de Negócios e de grande valor para todo empreendedor ter um norte ao gerir sua empresa. Mesmo assim, muitas pessoas se perdem na declaração destes 3 importantes elementos. Mas é bem simples, vamos ver?

Missão, Visão e Valores

MISSÃO

     É a razão principal da existência da empresa. Como é algo simples, não deve ser detalhado todos os objetivos da empresa. Antes, vai apontar o que ela pretende fazer sistematicamente para se dar bem no mercado. Depois de declarada, a missão orientará todas as ações da empresa desde a contratação até a definição de objetivos da companhia. Geralmente, tem entre 3 a 5 linhas.
     A missão geralmente é “atualizada” de acordo com mudanças no perfil do comprador, do mercado, etc. Isso se dá em cerca de 5 em 5 anos. Mas tem uma parte da missão que não deve ser trocada. Esta parte é a essência do negócio, ou, como eu prefiro chamar, SUPREMO OBJETIVO. Alguns autores sugerem colocar este supremo objetivo na primeira parte da missão, grifá-lo ou simplesmente não dar nenhum destaque a ele. Eu dou a sugestão de criar um tópico somente para ele!
     Por exemplo, quando o MC Donalds foi criado por volta de 1940 sua missão era claramente oferecer comida barata, saborosa e de forma rápida. O tempo foi passando e hoje podemos observar que a missão do MC Donalds é oferecer padronização, qualidade e um ambiente agradável. Mas o supremo objetivo vem sendo respeitado: oferecer comida saborosa aos clientes.
“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”
Peter Drucker

VISÃO

     Ao escrever a visão o empreendedor deve se perguntar: “Aonde estou? Aonde quero chegar?” Com isto ele projetará uma “visão” ou situação que sua empresa estará no futuro. Assim como a missão, este elemento deve ser simples e conciso. Depois de definir a visão, naturalmente inúmeras metas serão traçadas para se atingir este futuro.
     A visão deve ser algo realístico. Por exemplo, por mais que o dono de uma barraca de cachorro quente sonhe ter franquias no mundo todo; sua visão deve ser, por exemplo, ser reconhecido como o melhor cachorro quente da cidade e abrir 2 pontos fixos até o fim do ano.

VALORES

     Os valores são, em teoria, como definem os autores Tamayo e Mendes: “Princípios que guiam a vida da organização”. É a religião, filosofia ou crenças da empresa. Tudo que ela fizer deve se encaixar em seus valores. É como se fosse a consciência da empresa. Por exemplo, por mais que uma marca de refrigerante queira ganhar participação de mercado, ela se negará a praticar concorrência predatória ou sonegação de impostos se ela tiver em seus valores a ética.
    Na prática vemos que é um tanto chato ler os valores de uma empresa. Notamos que é tudo muito igual. Geralmente em pontos, fala-se sempre de ética, transparência e valorização da comunidade e dos colaboradores. Se seguem ou não estes valores depende muito do caráter do gestor. Se este não tiver honestidade em seus princípios pessoais, ele pode simplesmente ignorar este elemento ao tomar suas decisões.
      A Missão, Visão e Valores é uma parte muito importante do negócio. Todo empreendedor, desde a padaria do bairro até uma multinacional, tem isto em mente, quer conscienciosamente quer não. Um autor sugere que ao lermos uma missão não aprendemos tanto perto do que aprendemos ao escrever. E é verdade. Fica a sugestão de tentar escrever o supremo objetivo, a missão, visão e valores da sua empresa agora. Ou, se você não tem empresa, da empresa de seu tio ou imaginária! Verá como é um exercício difícil mas prazeroso.

Abraço a todos e obrigado a leitura. Abaixo deixo alguns exemplos para vocês!

PETROBRÁS
Petrolífera brasileira que rende bilhões todos os meses com royaltes

Logomarca da Petrobrás

MISSÃO: Atuar na indústria de petróleo e gás de forma ética, segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atuamos.

VISÃO: Até 2030 ser uma das 5 maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse

 

 

VALORES:

  • Crescimento integrado
  • Rentabilidade
  • Responsabilidade social e ambiental

Retirado de: www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/estrategia/

NESTLÉ
Maior empresa mundial de alimentos e bebidas e a mais queridinha também

Logomarca NestléMISSÃO: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

VISÃO:

  • Manter a Empresa como a maior em termos de alimentos industrializados e conseguir a liderança nos segmentos em que atua;
  • Assegurar o progresso social e profissional dos Colaboradores;
  • Contribuir para o desenvolvimento da sociedade;
  • Manter a liderança tecnológica;
  • Manter a imagem de excelência e qualidade.

VALORES: 

  • Pessoas em primeiro lugar;
  • Qualidade de nossos produtos e serviços;
  • Segurança é inegociável;
  • Respeito para todos, dentro e fora da empresa;
  • Responsabilidade em toda decisão;
  • Paixão pelo que fazemos.

Retirado de: http://corporativo.nestle.com.br/aboutus/nestlebrasil
PRÁTICA 
Vencedora do prêmio Empreendedor do Ano na categoria Emerging. Não poderia de deixá-la aqui como exemplo visto que é de Pouso Alegre, minha cidade.

Logomarca da PráticaMISSÃO: Levar qualidade e produtividade ao ambiente de preparo de alimentos.

VISÃO: Ser uma empresa de classe mundial e atuação global, atingindo excelência reconhecida em serviços ao cliente, produtos, processos produtivos e sistemas administrativos.

VALORES:

  • Continuamente levantar e atender as necessidades de nossos clientes.
  • Oferecer produtos confiáveis, de alto desempenho e energeticamente eficientes.
  • Buscar melhorias de processos, produtos e custos de modo a oferecer cada vez mais valor aos clientes.
  • Tratar com honestidade as pessoas e empresas que se relacionam conosco.
  • Aplicar parte dos resultados da empresa em ações de responsabilidade social.

Retirado de: http://www.praticafornos.com.br/missao-visao-e-compromisso.php 

SUGESTÃO: Pesquise sobre a missão, visão e valores da Nasa, sua religião e um negócio da sua cidade.

FONTES
Consultor Sérgio Luiz de Jesus
Hill, Ch., Jones, G. Strategic Management (Nova York, 2008)
Marketing (2012) – Grewal/Levy (Editora Série A)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *