Diferença entre Marketing, Publicidade e Propaganda

É muito comum as pessoas confundirem estes 3 termos. O aprendizdomarketing.com vai defini-los agora de uma forma simples, para nunca mais se ter dúvidas neste aspecto. Também tirará algumas dúvidas dos estudos destas áreas e qual o perfil do profissional que atua em cada uma delas.

Marketing = Envolve todas as formas de comunicação empresarial e, além disso, é uma filosofia de negócio, uma forma de enxergá-lo pensando em construir relacionamentos, identificar e satisfazer as necessidades do consumidor e manter-se líder no mercado. O Marketing é muito abrangente envolvendo o estudo dos 4 P’s.

—> Os 4 P’s do Marketing
–> O que é Marketing?
–> A logística e o Marketing

Publicidade = Toda forma de divulgação gratuita e espontânea. Ex: buzz marketing (boca-a-boca); notícias publicadas sobre uma empresa ou produto gratuitamente pela mídia, etc. Publicidade vem da palavra latina ‘publicus’ que designa algo público, comum. Esta é a intenção da publicidade, popularizar uma ideia ou conceito.

Propaganda = Se refere à toda forma de divulgação paga. Ex: outdoor, a própria propaganda em mídias de massa, um banner em um site. Propaganda vem do latim ‘propagare’ e “visa criar imagem e estimular a aquisição do produto” (Gestão de Marketing – Saraiva 2003).

E OS ESTUDOS? Bem, eles são divididos em 2

Marketing = Segundo a jornalista Janaína Nogueira, Marketing “é a estratégia geral, que abrange todo o processo de venda e a relação entre o consumidor e a empresa, desde os produtos, os serviços, sua adequação ao mercado, a comunicação do negócio, etc.” Ou seja, o Marketing estuda a montagem de uma estratégia ampla de mercado, baseando-se nos 4 P’s. 
Uma consultoria em Marketing inclui os seguintes pontos: melhor ponto de venda, como fazer a distribuição do produto, qual o preço adequado em cada época do ano (se houver sazonalidade), como agregar valor ao produto, como fazer a divulgação do conceito e métricas para medir a saúde do negócio, possíveis parcerias com fornecedores e clientes, etc.

Marketing é mais voltado para o planejamento

O perfil de um profissional desta área é alguém não tão conservador mas não tão criativo. Deve amar o mundo dos negócios e ser estratégico pois deverá entender o consumidor e seus hábitos e elaborar estratégias para conquistá-lo e fidelizá-lo. Saber se expressar e convencer com maestria, trabalhar em equipe, ter foco, dinamismo e empreendedorismo são algumas das características indispensáveis para quem atua nesta área.

Publicidade e Propaganda = O P promoção, do Marketing, é muito importante. Por isso, foi criado uma faculdade ou ciência, se podemos assim chamar, específica para este P, que é a publicidade ou propaganda. Ela vai trabalhar junto com o marketing para planejar a promoção de uma empresa ou produto e executá-la. O objetivo é difundir uma ideia ou conceito e para isto se usará de propaganda (meios pagos) e publicidade (divulgação espontânea).

Publicidade & Propaganda é mais voltado para as ideias

Contratando uma consultoria de alguém formado nesta ciência você saberá a melhor forma de divulgar seu produto e ele poderá montar para você toda a campanha publicitária: vídeos, spots, releases, mídia social e peças publicitárias.
O perfil de um profissional desta área é alguém muito criativo e dinâmico. Geralmente, alguém atento aos detalhes. Para Luiz Garcia, diretor do curso de Comunicação Social da ESPM, um bom publicitário é aquele que “entende as pessoas, acompanha a evolução da cultura, as modificações e as relações sociais”.

Saiba qual é o novo perfil do profissional de publicidade e propaganda – InfoMoney

Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/carreira/noticia/2055709/saiba-qual-novo-perfil-profissional-publicidade-propaganda

Saiba qual é o novo perfil do profissional de publicidade e propaganda – InfoMoney

Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/carreira/noticia/2055709/saiba-qual-novo-perfil-profissional-publicidade-propaganda

É bom deixar claro que nada impede o profissional de Marketing atuar nas áreas de publicidade e propaganda e vice-versa. Em ambos os cursos, são dados noções sobre a outra área, que com um pouco de pesquisa, o estudante pode se desenvolver bem. Além disso, o profissional pode fazer uma especialização na outra área. Por exemplo, se se formou em publicidade e propaganda, fazer uma pós-gradução em Marketing.
Em resumo, Marketing é uma ciência ampla que inclui todas as estratégias da empresa para vender bem. Pode ser entendido também como uma filosofia de negócio onde o consumidor é o centro de tudo. Já a Publicidade e Propaganda, focam na promoção do produto, ou seja, em difundir seu conceito e fazê-lo conhecido, seja por meios espontâneos (publicidade) ou pagos (propaganda). São ciências que andam juntas mas são distintas.
Obrigado pela leitura do artigo! Qualquer dúvida pode enviar em meu email: aprendizdomarketing@gmail.com ou deixar nos comentários abaixo.

FONTES
Portal Infomoney
Portal Administradores
Guia do Estudante – Abril
Demais fontes no próprio texto

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *