O que é marketing?

O que é marketing?

Quando ouvimos falar em “Marketing” talvez lhe venha à cabeça vendas, propaganda ou formalismo sendo o marketing somente mais um termo genérico para isso. O marketing engloba isso mas é muito mais! O marketing é uma ciência que eu costumo comparar à psicologia: assim como a psicologia estuda o comportamento humano de diversos ângulos, o marketing estuda o comportamento do mercado em diversos aspectos.

Marketing se deriva da palavra Market que significa Mercado. Logo, marketing traduzido significa mercadologia ou ação de mercado. É como se a palavra “Vender” fosse o sol do sistema solar do marketing. Todos nós, alguma vez na vida já fizemos hora ou outra alguma ação de marketing: nos vestimos melhor para conquistar um emprego, incentivamos um tio a abrir um negócio ou vendemos um produto descrevendo suas características no Mercado Livre.

No âmbito corporativo podemos definir marketing como “Técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto.” Os profissionais de marketing estudam as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou ideias) e como, ao final, isso gere satisfação para ambas as partes do processo (vendedor e comprador). O marketing cuida de uma série de coisas nas empresas: desenvolvimento de novos produtos (desde sua ideia inicial até sua embalagem e detalhes finais), imagem corporativa e da marca, treinamento dos funcionários, ampliação da companhia, definição de preços, comunicação, pesquisas e definição geral da estratégia da empresa.

Atualmente toda média/grande empresa tem ou um setor de marketing que gerencia o marketing por toda ela ou contrata um serviço terceirizado para isso. Pequenas empresas, geralmente, os próprios funcionários e o dono fazem o marketing e contratam, vez por outra, consultorias e terceiros para ajudá-los. Além dos formados em marketing propriamente dito, outros profissionais trabalham com isso: publicitários, administradores, economistas, psicólogos, antropólogos e sociólogos.

Resumindo, marketing é a CIÊNCIA QUE ESTUDA O MERCADO. Não é aplicado somente para empresas, pode ser feito a nível pessoal também. Mas, geralmente, quando falamos em marketing estamos falando no corporativo que significa ajudar a empresa a vender mais e melhor, gerando lucros e crescendo sempre.

“Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores.”
Philip Kotler

“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.” Peter Drucker

“Marketing é criar uma marca e fixá-la na mente dos possíveis clientes.” Al Ries

FONTES
Marketing (2012) Grewal / Levy [Editora Série A]
Marketing para o século XXI (2000) Philip Kotler

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *